16 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reafirmam motivos para emigrar de El Salvador

Reafirmam motivos para emigrar de El Salvador

San Salvador, 27 abr (Prensa Latina) A fome e a violência do Estado estão hoje entre os principais motivos que levam milhares de salvadorenhos a emigrar do país, estimam os especialistas.

Essa é uma das conclusões a que chegou recentemente o ex-magistrado Eugenio Chicas, ao avaliar o problema decorrente do incêndio dentro de um centro de detenção de imigrantes, na fronteiriça Ciudad Juárez, no México.

A migração é um problema complexo no chamado Polegar das Américas, descrição que vem de sua extensão territorial de cerca de 21.000 quilômetros quadrados e uma densidade populacional de pouco mais de 300 habitantes por quilômetro quadrado.

Embora o governo do presidente Nayib Bukele tente resolver o problema facilitando a emigração legal para os Estados Unidos e Canadá com vistos de trabalho, isso é apenas uma gota em um copo onde a saída ilegal é de longe a maioria.

Dados oficiais divulgados pelos Estados Unidos, por meio da Patrulha de Fronteira e da Alfândega, asseguram os salvadorenhos detidos na fronteira sul de seu território, e que correspondem ao período do governo Bukele, aumentaram em relação ao fluxo ocorrido durante o governo anterior.

Em 2019 os números chegaram a 92.351, em 2020 caiu para 17.165 devido à pandemia, porém em 2021 saltou para 98.690 e em 2022 o número de detidos chegou a 97.030 pessoas, para mostrar a tendência de crescimento.

Chicas indicou que esses dados não refletem as dezenas de milhares de salvadorenhos que conseguiram entrar em território norte-americano sem serem detidos, nem os milhares que decidiram permanecer em solo mexicano, nem outros que migraram para o Reino Unido, Espanha, Itália, entre outros.

Ou seja, segundo as avaliações, tudo isso ocorreu após um ano, em que o Regime de Exceção prendeu mais de 67.500 pessoas, a maioria jovens e muitas delas inocentes, pelo mero crime de ser e aparentar pobreza, afirmou o ex-desembargador.

Embora a “Guerra contra as quadrilhas” tenha subjugado milhares de criminosos e reduzido parte dos homicídios, passamos abruptamente da violência criminosa das quadrilhas para a violência sistemática gerada pelos agentes do Estado, o que explica porque, longe de diminuir o fluxo migratório, este permanece constante.

Soma-se à questão da violência a ameaça da fome como gatilho para a emigração, já que o país deverá enfrentar uma escassez de grãos básicos e alimentos, a partir de agosto próximo, que continuará a aumentar a pobreza e a pobreza extrema, para apertar as fontes mais de emigração.

mem/lb/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES