7 de December de 2021

NOTICIAS

Colégios eleitorais abertas para as eleições presidenciais no Chile

diseño gráfico

Colégios eleitorais abertas para as eleições presidenciais no Chile

Santiago do Chile, 21 de nov (Prensa Latina) Centros de votação foram inaugurados hoje no Chile, onde mais de 15 milhões de pessoas são chamadas para eleger o próximo presidente, além de deputados, senadores e vereadores regionais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As 2.811 escolas funcionarão das 8h00 local até às 18h00, a menos que nesse horário ainda haja pessoas à espera para dar o seu voto.

113 localidades no exterior também puderam hospedar 71.000 chilenos residentes em 64 países.

Devido à diferença de horário, a votação no exterior começou na Nova Zelândia e na Austrália.

As autoridades eleitorais pediram à população que adotasse todas as medidas sanitárias recomendadas, dado o aumento das infecções por Covid-19 registadas nas últimas semanas.

Aspira ao cargo de primeiro-ministro Gabriel Boric, da coalizão de esquerda I Approve Dignity; o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, do Partido Republicano; Yasna Provoste, nomeada para concorrer pelo Novo Pacto Social; e Sebastián Sichel, proposto pela aliança oficial Chile Podemos Más.

A lista é completada por Marco Enríquez Ominami, candidato do Partido Progressista; Eduardo Artés, da Unión Patriótica; e Franco Parisi, aspirante ao Partido do Povo, que dirigiu toda a sua campanha desde os Estados Unidos.

As pesquisas, muito questionadas por seus fracassos nas últimas eleições, apontam Boric e Kast como favoritos, mas ambos estão longe da metade mais um dos votos para prevalecer no primeiro turno.

Segundo analistas, essas projeções podem variar em função do voto dos indecisos e da frequência às urnas, em um país onde o sufrágio é voluntário e a abstenção costuma ser alta.

Durante o dia, também serão eleitos os 155 membros da Câmara dos Deputados e 27 dos 50 senadores, além dos Conselheiros Regionais, que, juntamente com os governadores, formam as administrações locais.

rgh / car / ami / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.