Ele especificou que os recentes cortes de energia (que geraram protestos em várias partes do país) são causados principalmente pelo aumento da demanda devido às altas temperaturas e à paralisação de várias unidades por motivos técnicos.
Entre as usinas afetadas está Punta Catalina 2, com capacidade de 360 megawatts, cuja retomada está prevista entre este sábado e domingo.
Da mesma forma, Los Mina V, com 120 megawatts, foi reintegrada ao Ministério de Energia e Minas (SENI) no dia anterior, enquanto a usina SIBA reduziu temporariamente sua produção em 45 megawatts devido ao fechamento do ciclo atual e à transição para o ciclo combinado, sendo reintegrada nesta sexta-feira.
Além disso, Santos anunciou que nos próximos seis meses o país contará com nova geração, o que fortalecerá a estabilidade do sistema elétrico.
Nesse sentido, detalhou que as usinas Energías 4, com 130 megawatts, e a expansão SIBA, com 68 megawatts adicionais, entrarão em operação em outubro próximo.
Ele afirmou que a usina Energía 2000, que contribuirá com 414 megawatts, totalizando 612 megawatts de nova capacidade instalada, deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2026.
rc/mpv/glmv