Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

O serviço de energia elétrica deve melhorar na República Dominicana

Santo Domingo, 16 de agosto (Prensa Latina) O Ministro de Energia e Minas da República Dominicana, Joel Santos, informou que o serviço de energia elétrica melhorará a partir de amanhã, com a reativação de usinas geradoras no Sistema Elétrico Interligado Nacional (SENI), que contribuirão com 525 megawatts, conforme divulgado hoje.

Ele especificou que os recentes cortes de energia (que geraram protestos em várias partes do país) são causados principalmente pelo aumento da demanda devido às altas temperaturas e à paralisação de várias unidades por motivos técnicos.

Entre as usinas afetadas está Punta Catalina 2, com capacidade de 360 megawatts, cuja retomada está prevista entre este sábado e domingo.

Da mesma forma, Los Mina V, com 120 megawatts, foi reintegrada ao Ministério de Energia e Minas (SENI) no dia anterior, enquanto a usina SIBA reduziu temporariamente sua produção em 45 megawatts devido ao fechamento do ciclo atual e à transição para o ciclo combinado, sendo reintegrada nesta sexta-feira.

Além disso, Santos anunciou que nos próximos seis meses o país contará com nova geração, o que fortalecerá a estabilidade do sistema elétrico.

Nesse sentido, detalhou que as usinas Energías 4, com 130 megawatts, e a expansão SIBA, com 68 megawatts adicionais, entrarão em operação em outubro próximo.

Ele afirmou que a usina Energía 2000, que contribuirá com 414 megawatts, totalizando 612 megawatts de nova capacidade instalada, deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2026.

rc/mpv/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa