Em entrevista à emissora Al Jazeera, o ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, afirmou que o plano de paz apresentado pelos Estados Unidos consiste em 20 pontos interligados, que devem ser cumpridos em sua totalidade.
A esse respeito, ele alertou que concentrar-se em algumas disposições e ignorar outras prejudicaria o processo.
Como exemplo, destacou que a retirada israelense do enclave costeiro para uma zona tampão é parte integrante do plano e, nesse sentido, considerou que os principais obstáculos à iniciativa vêm do governo de Benjamin Netanyahu.
Ele também se referiu às “ideias inovadoras” que estão sendo analisadas para abordar o controle de armas em Gaza por meio do consenso palestino.
Tanto os Estados Unidos quanto Israel pressionam para desarmar o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e outras milícias palestinas, embora estas rejeitem tal opção enquanto a ocupação continuar.
Sem mencionar os impedimentos de Israel, Abdelatty apelou ao mundo para eliminar os obstáculos à entrada do Comitê Nacional para a Administração de Gaza, integrado por um grupo de tecnocratas palestinos que terão a tarefa de governar o território temporariamente, substituindo o Hamas.
mem/rob/mb





