Segundo o canal estatal Al-Ikhbariya, o dispositivo explosivo detonou enquanto as crianças estavam por perto.
Este incidente destaca mais uma vez o grave perigo representado por munições não detonadas espalhadas por várias regiões do país, especialmente para crianças.
Em incidentes semelhantes, uma pessoa morreu e quatro crianças ficaram feridas ontem devido a explosões de minas na província de Deir Ezzor, no nordeste do país.
De acordo com o site North Press, uma mina explodiu sob uma motocicleta no deserto perto da cidade de Gharanij, matando o condutor, um deslocado interno de Aleppo que vivia na região.
Outro dispositivo explodiu perto de um grupo de crianças que brincavam na cidade de Dhiban, ferindo quatro menores, três dos quais da mesma família, informou a Nahr Media.
Um relatório recente da Save the Children alertou que o número de crianças afetadas por minas e munições não detonadas da guerra na Síria atingiu o nível mais alto em cinco anos. O relatório indicou que o número total de vítimas de resquícios explosivos de guerra chegou a 1.592, incluindo 585 mortes, o maior número desde 2019, embora tenha alertado que a falta de um registro centralizado pode mascarar números ainda maiores.
As explosões de munições não detonadas continuam frequentes na Síria e causam inúmeras vítimas civis. A Defesa Civil Síria tem reiteradamente pedido à população que não manuseie ou se aproxime de objetos suspeitos, observando que esses resquícios de guerra continuam a perturbar a vida cotidiana e a impedir o retorno seguro para casas e terras agrícolas em grandes áreas do país.
ro/fm/glmv





