Sexta-feira, Janeiro 02, 2026
NOTÍCIA

RDC inicia mandato de dois anos no Conselho de Segurança da ONU

Kinshasa, 2 jan (Prensa Latina) A República Democrática do Congo (RDC) iniciou oficialmente seu mandato de dois anos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo comunicado divulgado hoje pelo Ministério das Relações Exteriores.

Na mensagem em vídeo que acompanha o evento, a Ministra das Relações Exteriores congolesa, Thérèse Kayikwamba Wagner, enfatizou que o país assume uma importante responsabilidade a serviço da paz e da segurança internacionais, descrevendo o momento como digno e comprometido.

A RDC ingressa no Conselho de Segurança como membro não permanente após mais de 30 anos, em um momento de insegurança e agressão. Kayikwamba Wagner agradeceu a todos os Estados-membros da ONU pela confiança depositada no país.

Ela acrescentou que o país pretende cumprir seu mandato em um espírito de diálogo, comprometido com o multilateralismo e o respeito às obrigações internacionais, com base principalmente nos princípios da paz e da segurança, e na prevenção e resolução de conflitos, particularmente no continente africano.

“Não é uma recompensa, mas uma missão”, declarou a ministra, referindo-se à participação do país nesse órgão, onde afirmou que defenderão o direito internacional, a soberania e a integridade territorial dos Estados.

A República Democrática do Congo foi membro do Conselho de Segurança da ONU em dois mandatos anteriores: 1982-1983 e 1990-1991.

ga/kmg/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa