Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
NOTÍCIA

Jovens autores cubanos ganham Prêmio Calendário 2026

Havana, 18 de fev (Prensa Latina) A Associação Hermanos Saíz (AHS) anunciou hoje os resultados do Prêmio Calendário 2026, uma das mais prestigiadas competições literárias para escritores cubanos com menos de 35 anos.

A cerimônia de premiação, realizada virtualmente, reconheceu obras inéditas em gêneros como poesia, ensaio, teatro, ficção científica e literatura infantojuvenil, informou a organização nas redes sociais.

Na categoria Poesia, o prêmio foi para Náthaly Hernández por sua obra Cera, enquanto na categoria Literatura Infantojuvenil, Eduardo Daniel Rosell foi reconhecido por seu livro Los cuentos de un tal Timoteo el bardo (Os Contos de um Homem Chamado Timoteo, o Bardo).

A categoria Ensaio reconheceu Raúl Escalona por *Ecce homo: arqueología del discurso-Martí en La Lucha (1900-1902)*, e em Teatro o prêmio foi para José Bárbaro Guerra por *Del hombre Ayaxxx*.

O prêmio de Ficção Científica foi concedido a María de Jesús Chávez por *Panel de alarmas*.

O júri também concedeu menções especiais. Em Poesia, a distinção foi para Jessica Chabeli González por *Canción del cuerpo a rastras*.

Na Literatura Infantil e Juvenil, Náthaly Hernández voltou a se destacar com *Para levantar vuelo—canción de una bruja*.

Também receberam menções na categoria Ensaio Alejandro Sánchez por *Estado y sociedad civil en Cuba y Venezuela (1952–1961). Uma perspectiva comparada* e Adrián Fornet por *Ideologia anarquista em Cuba. O caso de Marcelo Salinas*. Os Prêmios Calendario, organizados pela AHS, estão se tornando uma plataforma essencial para a publicação e divulgação de jovens escritores, além de promover a diversidade estilística e a reflexão crítica na literatura mexicana.

jha/vnl/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa