Tradução por: George Mc Pherson
Brasília, 16 de fev (Prensa Latina) Queridos amigos e amigas,
Minha Campanha de Quaresma, promovida há mais de 30 anos, é dedicada este ano ao heroico povo cubano, que enfrenta grandes dificuldades econômicas, devido ao criminoso bloqueio imposto pelo governo imperialista dos EUA, agravado atualmente por Trump. Cuba necessita urgente de todo tipo de medicamentos.
Essa carência contrasta com o fato de ter um dos índices mais elevados de médicos por habitante: 9,4/1.000. E todo o sistema de saúde é gratuito. Como se sabe, há décadas, por solidariedade, Cuba envia médicos a inúmeros países, sobretudo os mais pobres. Durante a pandemia de Covid chegou a atender também pedido da Itália.
Nós, brasileiros, somos gratos ao Programa Mais Médicos, que durante cinco anos (de agosto de 2013 a novembro de 2018), trouxe ao nosso país mais de 20 mil profissionais da saúde cubanos, que atuaram nas regiões empobrecidas do Brasil.
O Instituto Cultivar, que apoia iniciativas do MST, tem promovido campanhas de arrecadação de recursos para a compra de remédios àquela Ilha soberana e independente. Assim, proponho que, neste ano, nossa Campanha seja direcionada ao povo cubano via Instituto Cultivar.
Para caracterizar que sua contribuição é motivada pela Campanha de Quaresma 2026, qualquer depósito deve trazer, na casa dos centavos, 01. Ex: R$ 10,01.
Suadoação, ainda que de R$ 1, pode ser feita via PIX ao Instituto Cultivar:
Caixa Econômica Federal CNPJ e Chave PIX: 11.586.301/0001-65
Em caso de dúvida entre em contato:cultivar@institutocultivar.org.br
Favor divulgar em suas redes digitais!
Fraternalmente,
Frei Betto
abo/glmv





