“Durante as duas semanas de fevereiro, apesar das duras condições invernais, as unidades e formações militares do agrupamento conjunto de tropas libertaram 12 populações, mais de 200 quilômetros quadrados de território passaram a estar sob nosso controle”, destacou o alto oficial militar do gigante eurasiano.
A esse respeito, ele especificou que a última área colocada sob o comando russo neste domingo foi Tsvetkóvoye, na província de Zaporozhie, onde o agrupamento Leste exerce suas ações.
Guerásimov detalhou que, como parte da operação, “uma grande quantidade” de tropas e equipamentos militares ucranianos foi eliminada, ficando destruídos dois pontos de controle de drones.
“Embora as forças russas tenham encontrado uma resistência feroz, elas conseguiram criar um baluarte para continuar a libertação do território da província”, que passou a ser russa em 2022, acrescentou.
Da mesma forma, ele argumentou que os combates mais intensos estão sendo travados na zona sob a responsabilidade do grupo de tropas Centro, que desenvolve uma ofensiva na direção da localidade de Dobropolye.
Da mesma forma, continua a libertação das localidades de Novy Donbass e Béletskoye, enquanto em Gríshino, unidades de assalto estão eliminando em combates de rua as formações inimigas que mantêm suas posições lá, especificou o chefe militar.
Ele acrescentou ainda que as unidades estão realizando operações militares para controlar os assentamentos de Novopávlovka e Novopodgórnoye.
Guerásimov destacou que, paralelamente, as tropas do Norte continuam ampliando a faixa de segurança nas áreas fronteiriças das províncias ucranianas de Sumy e Kharkiv. Nesses territórios, as cidades de Popovka, Sídorovka e Chugunovka já estão sob o comando russo.
Quanto ao agrupamento de tropas do oeste, elas estão realizando operações ofensivas em uma ampla frente dentro de sua zona de responsabilidade, lançando ataques contra os remanescentes do grupo inimigo bloqueado na margem oriental do rio Oskol. Nesta faixa, elas controlaram a localidade de Glushkovka.
Por outro lado, o chefe do Estado-Maior da Rússia indicou que, no terreno de Krasny Limán, estão a ser concluídas as agressões para libertar as localidades controladas por formações inimigas.
Guerásimov comentou que as tropas do grupo Sul avançam em direção a Slaviansk, cidade-chave em Donbás, enquanto se conclui a limpeza de Reznikovka e continua a eliminação das formações de Kiev em Konstantínovka.
Ao mesmo tempo, enfatizou que o agrupamento de tropas do Leste está desenvolvendo uma ofensiva na parte oriental da província de Zaporozhie.
“Em uma tentativa de deter nossa ofensiva, o comando inimigo transferiu para esta direção as unidades de assalto mais bem preparadas de outras zonas. O agrupamento de tropas repele com segurança os ataques do inimigo, que está sofrendo perdas consideráveis”, relatou o representante militar. Nesse contexto, acrescentou que, até o momento neste mês, as localidades de Staroukráinka, Pridorázhnoye, Zalezníchnoye e Tsvetkovoye foram libertadas na área de responsabilidade deste bloco. Ele também declarou que o grupo de efetivos do Dnepr também continua com suas ações ofensivas na área de Zaporozhie, onde foram controladas as localidades de Magdalínovka, Primórskaya e Zapásnaya.
O chefe do Estado-Maior da Rússia resumiu que o Exército ucraniano não é capaz de compensar as “importantes” baixas que sofre na frente do conflito armado, onde as forças russas avançam “em todas as direções”, afirmou.
mem/odf/mb





