Por meio de uma publicação nas redes sociais, o Secretário de Segurança e Proteção Cidadã, Omar García, especificou que Diego ‘N’ coordenava a venda e distribuição de drogas na capital do estado, além de tráfico de armas, ataques a grupos rivais, homicídios e atividades de recrutamento.
A publicação nas redes sociais acrescentou que a operação foi resultado de informações obtidas pela Unidade de Inteligência Naval da Marinha Mexicana, que levaram a uma investigação de quatro meses que incluiu análise de padrões de crimes e vigilância fixa e móvel.
Assim, pessoal dos Ministérios da Defesa, da Marinha e da Segurança e Proteção Cidadã, juntamente com a Procuradoria-Geral da República e instituições de Querétaro, realizaram 12 operações simultâneas no estado, com os resultados já mencionados.
O governo liderado pela presidente Claudia Sheinbaum está implementando uma estratégia de segurança baseada em quatro pilares: combate às causas profundas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e da investigação e coordenação com os estados.
Como resultado, o país apresenta resultados tangíveis no combate ao crime organizado: 40 mil 735 prisões por crimes de grande repercussão e apreensão de 318 toneladas de drogas e 21 mil armas entre outubro de 2014 e dezembro passado.
Essas operações levaram a uma redução de 40% na média diária de homicídios dolosos, segundo o Sistema Nacional de Segurança Pública.
ro/las/glmv





