Domingo, Fevereiro 22, 2026
NOTÍCIA

29 pessoas presas no México, incluindo um operador de grupo criminoso

Cidade do México, 6 de fevereiro (Prensa Latina) As autoridades mexicanas anunciaram hoje a prisão de 30 pessoas no estado de Querétaro, na região central do país, incluindo Diego 'N', vulgo 'El Flaco', operador da organização 'Los Salazar', afiliada ao Cartel de Sinaloa.

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o Secretário de Segurança e Proteção Cidadã, Omar García, especificou que Diego ‘N’ coordenava a venda e distribuição de drogas na capital do estado, além de tráfico de armas, ataques a grupos rivais, homicídios e atividades de recrutamento.

A publicação nas redes sociais acrescentou que a operação foi resultado de informações obtidas pela Unidade de Inteligência Naval da Marinha Mexicana, que levaram a uma investigação de quatro meses que incluiu análise de padrões de crimes e vigilância fixa e móvel.

Assim, pessoal dos Ministérios da Defesa, da Marinha e da Segurança e Proteção Cidadã, juntamente com a Procuradoria-Geral da República e instituições de Querétaro, realizaram 12 operações simultâneas no estado, com os resultados já mencionados.

O governo liderado pela presidente Claudia Sheinbaum está implementando uma estratégia de segurança baseada em quatro pilares: combate às causas profundas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e da investigação e coordenação com os estados.

Como resultado, o país apresenta resultados tangíveis no combate ao crime organizado: 40 mil 735 prisões por crimes de grande repercussão e apreensão de 318 toneladas de drogas e 21 mil armas entre outubro de 2014 e dezembro passado.

Essas operações levaram a uma redução de 40% na média diária de homicídios dolosos, segundo o Sistema Nacional de Segurança Pública.

ro/las/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa