Em uma mensagem divulgada aqui, ambas as entidades afirmaram estar cientes dos recentes acontecimentos relacionados com a ordem executiva assinada recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que autoriza a aplicação de medidas tarifárias contra produtos exportados por países que fornecem petróleo à ilha.
“Expressamos nossa profunda preocupação com os possíveis impactos que tal ordem executiva pode causar na situação econômico-social de Cuba, em particular no setor energético e na vida cotidiana do povo cubano”, afirma a declaração.
Afirma igualmente que a garantia das condições básicas de vida da população, incluindo a segurança energética, constitui uma questão humanitária que merece a atenção e o tratamento responsável da comunidade internacional.
A mensagem reafirma também o compromisso de continuar acompanhando o povo cubano por meio do fortalecimento do intercâmbio de experiências de desenvolvimento e entre seus cidadãos, da cooperação humanitária e da intensificação dos laços entre organizações sociais, empresas e localidades.
“Confiamos na vontade, na determinação e na unidade do povo cubano para superar os desafios e continuar construindo um país em paz, estável e em desenvolvimento”, sublinha o documento.
Em outra parte da carta, destaca-se a alta valorização da postura coerente do Governo de Cuba ao reafirmar sua disposição de manter o diálogo com as partes envolvidas e ratifica que “o uso da força ou medidas de bloqueio e sanções não podem resolver as diferenças entre os Estados”.
Essas divergências devem ser abordadas por meio do diálogo pacífico, com base no respeito mútuo e em consonância com o direito internacional, recomenda antes de insistir que o diálogo e a cooperação constituem o caminho para reduzir tensões, gerar confiança e trazer benefícios concretos aos povos.
A mensagem da VUFO e da Associação de Amizade Vietnã-Cuba reitera ainda a exortação ao governo dos Estados Unidos para que levante imediatamente as medidas de bloqueio e sanções unilaterais contra Cuba e dê passos no sentido do diálogo e da melhoria das relações bilaterais.
Da mesma forma, apela à comunidade internacional para que continue a prestar atenção e a promover iniciativas de colaboração construtiva, em benefício comum dos povos e em prol de um mundo de paz, cooperação e desenvolvimento sustentável.
Em recentes declarações à imprensa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Pham Thu Hang, afirmou que o Vietnã está profundamente preocupado com a nova medida dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais aos produtos dos países fornecedores de petróleo a Cuba.
Essa decisão, considerou a porta-voz, “afetará gravemente as atividades econômicas e sociais e a vida do povo cubano”.
rgh/mpm/bm





