Domingo, Fevereiro 22, 2026
NOTÍCIA

Rússia e China em Desenvolvimento Progressivo das Relações Bilaterais

Moscou, 4 de fev (Prensa Latina) O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou hoje que as relações de seu país com a China estão se desenvolvendo progressivamente em todas as esferas, apesar do complexo cenário internacional.

“Gostaria de assegurar-lhe, mais uma vez, nosso firme apoio a todos os nossos esforços conjuntos para garantir a soberania e a segurança de nossos dois países, sua prosperidade socioeconômica e seu direito de escolher seu próprio caminho de desenvolvimento”, disse o chefe de Estado russo a seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante a tradicional videoconferência de Ano Novo.

Segundo o líder do gigante eurasiático, “a parceria abrangente e a interação estratégica entre Moscou e Beijing são exemplares”.

Nesse contexto, Putin observou que 2026 marca o 25º aniversário do Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação entre as duas nações, um documento fundamental para as relações bilaterais.

A implementação do acordo atende aos interesses fundamentais dos povos de ambos os países, contribui para o fortalecimento da interação global abrangente entre a Rússia e a China e melhora o bem-estar dos cidadãos, observou o líder russo.

Putin acrescentou que a cooperação econômica continuou a crescer de forma constante no ano passado.

“Apesar de uma ligeira queda, eu diria até uma correção nos indicadores, o volume de comércio ultrapassou com folga a marca histórica de US$ 200 bilhões pelo terceiro ano consecutivo”, especificou.

Ele também enfatizou que o gigante euroasiático é um dos principais fornecedores de recursos energéticos para a China, confirmando que a aliança neste setor é mutuamente benéfica e verdadeiramente estratégica.

“Participamos ativamente do diálogo sobre energia nuclear para fins pacíficos e promovemos projetos de alta tecnologia, incluindo os setores industrial e de exploração espacial. Segundo nossos dados, o comércio agrícola cresceu mais de 20%”, detalhou Putin.

Ele também comentou sobre o aumento das trocas humanitárias, com menção especial aos projetos culturais, por meio dos quais foram realizadas mais de 400 iniciativas, despertando genuíno interesse entre os cidadãos de ambos os países.

O presidente russo também destacou o progresso no setor educacional, que beneficia mais de 56 mil estudantes chineses que cursam o ensino superior em instituições da nação eslava, enquanto mais de 21 mil estudantes russos estudam na China.

Em outros tópicos, Putin expressou sua disposição em manter a parceria estratégica com Beijing, pois acredita que as duas nações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de diversas organizações internacionais.

“Estamos preparados para manter a mais estreita coordenação em questões globais e regionais, tanto bilateralmente quanto em todas as plataformas multilaterais, como a ONU, o BRICS, a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e outras.

A parceria Rússia-China desempenha um papel fundamental em muitas áreas”, afirmou. Durante a conversa, o presidente russo elogiou separadamente “os sólidos resultados práticos da presidência chinesa da OCX, que culminaram na cúpula de Tianjin”, realizada de 31 de agosto a 1º de setembro de 2025.

De acordo com o calendário chinês, hoje se comemora o início da primavera, ou Lichun, que significa o fim das geadas e o começo da renovação e de um novo ciclo na natureza. E para as relações russo-chinesas, qualquer época do ano é primavera, observou Putin.

oda/odf / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa