Será uma visita de Estado que terá início em 1º de fevereiro e terá seu momento mais significativo em 3 de fevereiro, quando se comemora a data.
Nesse dia, o presidente Xi Jinping receberá o mandatário sul-americano e ambos testemunharão a assinatura de diversos acordos que representam um salto de qualidade na parceria estratégica integral entre as duas nações, como classifica o embaixador chinês aqui, Huang Yazhong.
A agenda política em Beijing inclui reuniões com o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji.
Ministros, vice-ministros e presidentes de instituições estatais acompanharão o chefe de Estado uruguaio, além de mais de 60 empresários que terão seu momento de destaque em Xangai.
Na capital econômica da China, a agenda priorizará a logística e a promoção de investimentos:
A delegação uruguaia visitará o porto dessa megacidade e participará de um seminário com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, que terá Orsi como orador de abertura.
A visita marcará um momento transcendental na história das relações bilaterais, sobretudo para o Uruguai, que tem na China o principal mercado para suas exportações.
mem/ool/bm





