O Centro Nacional de Controle de Doenças, vinculado ao Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar, emitiu este esclarecimento após a disseminação de números especulativos e imprecisos sobre a doença em alguns veículos de comunicação.
Após a confirmação desses dois casos em Bengala Ocidental, o governo implementou imediatamente medidas abrangentes de saúde pública, de acordo com os protocolos estabelecidos, afirmou a agência.
Acrescentou que 196 contatos relacionados aos casos confirmados foram identificados, localizados, monitorados e testados, e os resultados dos testes foram negativos para o vírus Nipah.
O Ministério indiano também indicou que nenhum caso adicional da doença foi detectado até o momento. A agência governamental assegurou ao público que a situação está sob constante vigilância e que todas as medidas de saúde pública necessárias foram implementadas.
A agência recomendou que o público e a mídia se baseiem exclusivamente em informações verificadas publicadas por fontes oficiais e se abstenham de divulgar informações não verificadas ou especulativas.
A infecção pelo vírus Nipah pode ser assintomática ou, em seus casos mais graves, causar insuficiência respiratória aguda e encefalite fatal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Pode ser transmitido por animais como morcegos ou porcos, alimentos contaminados ou diretamente de pessoa para pessoa. Atualmente, não há tratamento ou vacina disponível.
oda/lrd / fav





