Domingo, Fevereiro 22, 2026
NOTÍCIA

Homenagem em Cuba ao estudioso Felipe Poey

Havana, 28 de jan (Prensa Latina) A comunidade científica cubana comemora hoje o 135º aniversário da morte do renomado naturalista Felipe Poey (1799-1891), que se destacou por sua contribuição para o desenvolvimento das ciências naturais na ilha no século XIX.

Fundador do Museu de História Natural em 1839, bem como de muitas outras instituições cubanas, foi professor de Geografia Cubana e Geografia Moderna e realizou os primeiros estudos geológicos da ilha, entre outras atividades.

Autor, em 1836, do primeiro livro sobre a Geografia de Cuba, obra que teve 19 edições, um feito sem precedentes para esse tipo de publicação, assim como o livro didático “Cartilla Geográfica” (Cartilha Geográfica), reimpresso em 1855. Nesse mesmo ano, publicou o Compêndio da Geografia da Ilha de Cuba, a primeira obra do gênero escrita e impressa no país.

Diversas publicações indicam que Poey ocupou a cátedra de Zoologia e Anatomia Comparada na Universidade de Havana em 1842. Foi Decano da Faculdade de Ciências e Vice-Reitor da mesma universidade, onde fundou a Biblioteca de Ictiologia e Ciências Naturais, também foi membro fundador da Academia de Ciências Médicas, Físicas e Naturais e presidente da Sociedade Antropológica, ambas em Havana.

Contribuiu para inúmeras publicações, tanto nacionais quanto internacionais, e publicou suas Memórias sobre a História Natural da Ilha de Cuba (1851 e 1856-1858), com resumos em latim e extratos em francês, em dois volumes; bem como um Curso Elementar de Mineralogia (1872).

Seu tratado, Ictiologia Cubana ou História Natural dos Peixes da Ilha de Cuba, em dois volumes, obra na qual trabalhou por mais de 50 anos, recebeu uma Medalha de Ouro e um Diploma de Honra na Exposição Colonial na Holanda em 1883.

Nessa ocasião, também recebeu a Ordem do Leão Holandês de Guilherme III, Rei dos Países Baixos.

Nascido em Havana em 26 de maio de 1799, filho de pai francês e mãe cubana, passou grande parte de sua infância na França, embora tenha feito suas contribuições científicas em sua terra natal.

Ele foi membro da Sociedade Zoológica de Londres, da Sociedade de Amigos da História Natural de Berlim e membro honorário da Real Academia de Ciências, do Museu e da Sociedade de História Natural de Madrid.

oda/alb / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa