De acordo com o comunicado oficial, Xi observou que o encontro realizado em outubro passado na cidade sul-coreana de Gyeongju inaugurou uma nova etapa de aprimoramento nas relações bilaterais.
Ele afirmou que o desenvolvimento saudável e estável dos laços bilaterais serve aos interesses comuns de ambos os países e contribui para a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais.
O líder chinês enfatizou que ambos os lados devem agir com responsabilidade histórica e perante seus povos para promover uma nova parceria estratégica e direcionar as relações para um desenvolvimento saudável e sustentável.
Xi destacou que esse objetivo gerará maiores benefícios para os povos de ambos os países.
Por sua vez, Carney agradeceu às autoridades chinesas pela hospitalidade e enfatizou que a parceria estratégica criou oportunidades para os povos de ambas as nações.
O primeiro-ministro canadense afirmou que ambos os lados podem, com base na cooperação, construir uma nova parceria estratégica em consonância com o atual cenário global.
Carney afirmou que esse esforço conjunto trará estabilidade, segurança e prosperidade aos povos de ambos os lados do Oceano Pacífico.
O primeiro-ministro está em visita oficial até 17 de janeiro, em meio ao processo de melhoria gradual das relações bilaterais iniciado no ano passado.
De fato, esta é a primeira visita de um chefe de governo canadense à China em oito anos.
Pequim espera usar esta visita para fortalecer o diálogo, expandir a cooperação prática e administrar adequadamente as divergências, em um contexto de reajuste progressivo das relações bilaterais, que nos últimos anos vivenciaram tensões políticas e restrições às trocas de alto nível.
otf/idm/bj





