O paciente é um adolescente de 14 anos da cidade que viajou recentemente para o município de Santiago Atitlán, naquela região oeste, explicou Ericka Gaitán, chefe de vigilância de doenças preveníveis por vacinação do Ministério.
“Recebemos notificação de uma clínica particular sobre a suspeita que surgiu do rastreamento de contatos, quando o adolescente compareceu com sintomas associados”, acrescentou a epidemiologista.
As respectivas amostras foram coletadas no fim de semana e o teste deu positivo, afirmou a especialista em entrevista ao programa “A Primera Hora” da Emisoras Unidas.
Ela alertou que um dos primeiros casos detectados desenvolveu complicações de saúde, pneumonia, e precisou de hospitalização por vários dias.
O sarampo muitas vezes passa despercebido e é muito leve, mas em outros casos pode causar efeitos significativos, explicou Gaitán.
Ela observou que complicações neurológicas, como encefalopatia, diarreia grave, pneumonia e outros efeitos, estão entre os riscos associados.
Crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis, acrescentou a médica.
A Diretoria Departamental de Educação de Sololá cancelou o início presencial do ano letivo de 2026 para escolas particulares nesta segunda-feira devido ao surto que começou na sexta-feira passada.
O Ministério da Saúde Pública (MSPS) já havia solicitado prevenção, identificação oportuna dos sintomas e verificação dos calendários de vacinação.
O Ministério relatou o caso de um adulto, originário e residente em El Salvador, que foi notificado em 2 de janeiro de um caso de sarampo em Sololá e havia participado de um evento religioso em Santiago Atitlán. Aproximadamente duas mil pessoas do México, dos Estados Unidos e da América Central, incluindo guatemaltecos, participaram do evento, observou ele.
Diante dessa significativa exposição, equipes de resposta rápida foram acionadas e, durante a busca inicial, cinco indivíduos foram identificados como casos suspeitos e posteriormente testaram positivo.
jha/znc/glmv





