Em entrevista ao programa Estudio TN8, citada pelo boletim Pastrán Report, o presidente do Parlamento destacou os avanços na redução da pobreza, no crescimento econômico e nas melhorias em infraestrutura, saúde, educação e energia.
Porras afirmou que, apesar das tentativas de golpe de Estado em 2018, o povo nicaraguense demonstrou resiliência e resistência, conquistando um desenvolvimento que beneficia diretamente as famílias.
Ele descreveu o período como uma fase de profunda transformação impulsionada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional e pela liderança dos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo.
“O objetivo é claro: erradicar a pobreza, esse é o foco”, afirmou, observando que todas as políticas públicas estão voltadas para esse objetivo, em coordenação com a população.
Ele lembrou que, durante os primeiros 10 anos, foi registrado um crescimento econômico médio anual de 5,1%, interrompido pelos eventos de 2018, mas retomado em 2020.
No setor energético, destacou que a Nicarágua passou de apagões de até 12 horas por dia para uma cobertura superior a 99%, com uma matriz energética baseada em fontes renováveis.
Ele indicou que o país inclusive exporta energia para a América Central e continua expandindo seus serviços para comunidades rurais e remotas.
O parlamentar afirmou que o setor da saúde passou por uma “revolução” semelhante.
Nesse sentido, destacou que, de um sistema falido e privatizado, com hospitais em ruínas e medicamentos inacessíveis, o país agora possui a melhor rede de hospitais públicos da América Central.
Ele também ressaltou os avanços tecnológicos no sistema público de saúde, incluindo cirurgias intrauterinas, três aparelhos de ressonância magnética de alta resolução e oito tomógrafos computadorizados, além de programas como “Meu Hospital na Minha Comunidade”, que aproximam os serviços médicos da população.
otf/ybv/ls





