Sexta-feira, Janeiro 09, 2026
NOTÍCIA

Venezuela anuncia comissão para a libertação de Maduro

Caracas, 5 jan (Prensa Latina) A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou a criação de uma comissão de alto nível para coordenar diversas ações visando a libertação do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Essa comissão empreenderá ações políticas, jurídicas e diplomáticas para pôr fim ao sequestro do presidente venezuelano e de Flores pelos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pelo Ministro do Poder Popular para Comunicação e Informação, Freddy Ñáñez, que indicou que a comissão será composta por representantes de diversas instituições estatais para coordenar uma resposta unificada a essa agressão direta contra a soberania nacional.

Segundo fontes oficiais, a prioridade da comissão será ativar mecanismos de direito internacional e estabelecer contatos com governos aliados e organizações multilaterais.

Além disso, a nova entidade promoverá uma estratégia de comunicação para conscientizar o público sobre o caso em fóruns regionais e globais, especialmente em espaços como a ONU e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

O governo venezuelano afirma que essa situação faz parte de uma escalada da pressão política contra o país e reafirma que não reconhecerá nenhuma ação que viole o mandato popular.

As autoridades do país sul-americano reiteraram seu apelo à solidariedade internacional e à defesa do princípio da autodeterminação dos povos.

Caracas descreveu as ações de Washington como uma “agressão militar gravíssima” e alertou que o objetivo dos ataques “é nada mais do que se apoderar dos recursos estratégicos da Venezuela, particularmente seu petróleo e minerais, numa tentativa de quebrar à força a independência política da nação”.

ro/to/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa