Sexta-feira, Janeiro 02, 2026
NOTÍCIA

Futebol desperta em meio à onda de frio na Espanha

Por Fausto Triana

Madri, 2 jan (Prensa Latina) A temporada do futebol espanhol, LaLiga, começa hoje com o protagonista de sempre, a ressaca pós-Ano Novo, e um novo convidado, a tempestade Francis, que traz uma intensa onda de frio.

Rayo Vallecano e Getafe, dois clubes da região de Madri, serão os primeiros protagonistas da 18ª rodada, esperando passar pelo teste com louvor e com menos frio do que o esperado a partir deste sábado.

“Tivemos um 2025 fraco e, vendo esses torcedores nos apoiando, a única coisa que posso dizer a eles é que estamos comprometidos em conquistar títulos em 2026”, comentou Jude Bellingham, ecoando as palavras de Vinicius e Rodrygo, após o primeiro treino do Real Madrid.

O líder Barcelona está determinado a evitar surpresas após a pausa de Natal e se prepara meticulosamente para o clássico catalão contra o Espanyol, sem nenhum desfalque importante.

A boa notícia é que o brasileiro Raphinha está em excelente forma, o jovem ponta Lamine Yamal está melhorando e a capacidade de criação de jogadas de Pedri González no meio-campo adiciona solidez ao jogo da equipe. No entanto, eles não podem se dar ao luxo de serem complacentes contra um Espanyol inspirado, que pode se revelar um teste interessante antes de enfrentar o Athletic Bilbao em uma das semifinais da Supercopa da Espanha na Arábia Saudita, já na primeira semana de janeiro.

Enquanto isso, seus rivais históricos, o Real Madrid, atualmente em segundo lugar na tabela, quatro pontos atrás do Barcelona, ​​começam o ano com uma partida muito exigente contra o Betis de Sevilha, uma das equipes que terminaram o primeiro turno da temporada mais fortes. O Real Madrid não poderá contar com os lesionados Éder Militão, Trent Arnold e Dani Carvajal, além do atacante Brahim Díaz, que está jogando pelo Marrocos na Copa Africana de Nações.

Do outro lado, o Betis não poderá contar com Abde, Amrabat e Bakambu, todos na Copa Africana de Nações, e Isco Alarcón, que está se recuperando de uma cirurgia. O Atlético de Madrid terá um elenco mais descansado para enfrentar uma Real Sociedad em má fase, que recentemente demitiu seu técnico e atualmente parece muito inferior aos Colchoneros. O time de Diego Simeone pode se aproveitar disso e chegar à Arábia Saudita em melhor forma do que seu adversário, o Real Madrid, na outra semifinal da Supercopa. Por enquanto, as previsões são cautelosas em relação ao clássico madrilenho, enquanto o Barcelona é considerado favorito contra o Athletic Bilbao.

ro/ft/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa