Quinta-feira, Outubro 30, 2025
NOTÍCIA

Índia nega suspensão de compras de petróleo russo

Nova Délhi, 30 de out (Prensa Latina) - A Indian Oil Corporation (IOC), empresa estatal de petróleo e gás, negou rumores de uma suposta suspensão das compras de petróleo da Rússia, informou hoje a RT.

Segundo o correspondente do canal de televisão Russia Today na Índia, Anuj Jain, diretor financeiro da IOC, confirmou em declarações telefônicas a veículos de imprensa indianos que a empresa continuará comprando petróleo bruto russo sem violar as sanções dos EUA.

Ele afirmou que a empresa mantém um banco de dados de entidades sancionadas e continuará fazendo compras dentro do mecanismo de teto de preços.

Desde 2022, Nova Délhi aumentou significativamente suas importações de petróleo russo. Em setembro, 34% das importações de petróleo da Índia vieram da Rússia, de acordo com dados da Kpler, destacou a RT.

Em média, cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo russo chegam à Índia diariamente, acrescentou o canal de televisão russo.

Aliás, o jornal indiano Mint destacou que aproximadamente 55% das importações totais de petróleo da Índia provenientes da Rússia vêm da Rosneft e da Lukoil, empresas visadas pelas novas medidas unilaterais anunciadas por Washington na semana passada.

No início deste ano, Trump anunciou uma tarifa punitiva de 25% sobre a Índia como penalidade pela importação de petróleo russo, acusando a Índia e a China de alimentar o conflito na Ucrânia com a compra de petróleo bruto.

Essas tarifas foram adicionadas às tarifas de 25% impostas à Índia depois que Nova Déli e Washington não conseguiram chegar a um acordo comercial em agosto, de acordo com a RT.

npg/lrd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa