Sob o tema Um futuro compartilhado: Novo e acelerado processo para o desenvolvimento de todas as mulheres, os participantes se reúnem durante dois dias nesta capital para revisar as conquistas e pendências da Plataforma de Ação de Beijing, aprovada há 30 anos.
Durante a abertura, o presidente chinês, Xi Jinping, lembrou que há 30 anos a Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada nesta mesma capital, estabeleceu objetivos elevados para a igualdade, o desenvolvimento e a paz, ao mesmo tempo em que adotou a Plataforma de Ação de Beijing.
Ele lembrou que as mulheres em todo o mundo estão unidas por um futuro comum, mas atualmente persistem desafios conjuntos, como o fato de que mais de 600 milhões de mulheres e meninas estão em conflitos e 10% das meninas vivem em extrema pobreza.
Nesse sentido, ele pediu para proteger a paz mundial, afastar a sombra da guerra e da turbulência internacional, fortalecer a proteção das meninas em regiões atingidas por conflitos, guerras e fenômenos naturais, melhorar os mecanismos contra a violência e combater todas as formas de violência contra as mulheres.
Ele pediu que se impulsionasse em conjunto o desenvolvimento de alta qualidade das mulheres e se as apoiasse para desempenhar um papel mais relevante na modernização, no desenvolvimento verde, na ciência e na tecnologia.
Xi Jinping também defendeu o desenvolvimento de estruturas de governança para proteger os direitos das mulheres, introduzir políticas mais acessíveis e tangíveis, garantir recursos para todas as mulheres e nos esforçarmos para que elas desfrutem de um ambiente harmonioso, sem discriminação e preconceitos.
O evento de dois dias inclui visitas a centros de interesse socioeconômico, bem como fóruns de debate e intercâmbios.
A China aproveitará este aniversário da Plataforma de Beijing para lançar novas iniciativas junto com a comunidade internacional em benefício das mulheres.
O objetivo é impulsionar com energia renovada o progresso da causa das mulheres em nível global, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com a igualdade de gênero e o desenvolvimento inclusivo.
otf/idm/bm