O valor, alcançado apenas 72 horas após o lançamento da iniciativa, foi ampliado aqui pelo site de notícias VTV24, parte do Centro de Produção e Desenvolvimento de Conteúdo Digital (VTV Digital).
A meta inicial da campanha era arrecadar 65 bilhões de dongs (mais de 2.470.000 dólares), e essa meta foi dobrada no dia anterior, quando as contribuições de mais de 598.368 pessoas e organizações totalizaram 125,32 bilhões de dongs (aproximadamente 4.770.000 dólares).
Em declarações à imprensa logo após o anúncio do resultado, o embaixador cubano aqui, Rogelio Polanco, expressou seu profundo apreço pela extraordinária participação do povo vietnamita nesta ação de apoio ao seu país.
O que foi vivenciado nas últimas horas não pode ser alcançado sem um profundo sentimento que une nossos povos, um legado forjado por várias gerações de líderes liderados pelo Presidente Ho Chi Minh e pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro, enfatizou.
Polanco também afirmou que “esta campanha tocou a alma mais profunda do povo vietnamita, demonstrando sua generosidade, altruísmo e coragem humana por uma nação a milhares de quilômetros de distância”.
Ele também observou que, como afirmaram os organizadores da iniciativa bem-sucedida, este também é um apelo à solidariedade internacional. “Que os povos se unam para expressar com clareza, sinceridade e força o amor que sentimos quando uma nação está sob ataque, como a nação cubana está hoje”, disse.
O embaixador também expressou, em nome do Partido Comunista, do Estado, do Governo e do povo de Cuba, sua mais profunda gratidão às autoridades e ao povo do Vietnã por esta nova demonstração de profunda solidariedade e amor que, mais uma vez, alimenta a estreita relação entre os dois países.
A campanha de apoio ao povo cubano, lançada nesta quarta-feira aqui por ocasião do 99º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro e no contexto do Ano da Amizade Vietnã-Cuba e do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, durará até 16 de outubro.
mem/mpm/bj