A proposta considera que o desempenho dos gerentes de assistência social é fundamental para a implementação de projetos e programas de prevenção nas comunidades e famílias.
Durante o dia inaugural do evento, o primeiro do gênero em Cuba, foram discutidos temas relacionados à promoção e ao intercâmbio de conhecimentos e experiências, com base na ciência e na inovação, a fim de buscar respostas para as novas realidades sociais e trabalhistas.
No discurso de abertura do programa científico, a ministra do Trabalho e Previdência Social da ilha, Marta Elena Feitó, destacou que deve haver uma correspondência entre emprego e desenvolvimento econômico.
Nessa relação, ela enfatizou, é necessário aplicar todos os avanços científicos e técnicos disponíveis, bem como criar espaços para a criação constante, pois isso levará a políticas justas e equitativas.
Outras questões analisadas foram equidade e justiça social, assistência a pessoas em situações vulneráveis, atenção a crianças, adolescentes e jovens e gerenciamento de capital humano.
Sob o lema Por trabalho decente e desenvolvimento social sustentável, o Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTSS), o Centro de Estudos do Trabalho e o Observatório do Trabalho Social de Cuba estão organizando o evento.
O simpósio conta com a participação de delegados selecionados de todo o país, incluindo 10 estudantes universitários, de acordo com Maybely Véliz, diretora geral do MTSS Development.
Entre os participantes estavam estudantes, acadêmicos, pesquisadores, assistentes sociais, agentes econômicos e funcionários de várias organizações.
Os resultados e as propostas serão levados em conta para melhorar o trabalho e as políticas em benefício da população, anunciou Véliz.
oda/raj/bm