O Secretário de Defesa, Rajesh Kumar Singh, que liderou a delegação indiana, destacou o crescente progresso de seu país na fabricação e exportação de produtos de defesa e reiterou seu compromisso de aumentar ainda mais os laços com a África do Sul.
Ele relembrou as relações históricas com a nação africana e expressou sua satisfação com o progresso significativo alcançado na cooperação bilateral no setor.
Os dois subcomitês de Política de Defesa e Cooperação Militar e de Aquisição, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa informaram o Comitê Conjunto de Defesa sobre os resultados das conversações, informou o órgão militar.
A Índia e a África do Sul assinaram um acordo de parceria estratégica em março de 1997, durante a visita do presidente Nelson Mandela a Délhi, tornando a África do Sul o primeiro parceiro estratégico da nação sul-asiática.
O ano de 2023 marcou o 30º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas com a África do Sul.
Além do apoio contínuo da Índia à luta antiapartheid, laços estreitos e amigáveis foram consolidados de forma constante com a África do Sul, tanto bilateralmente quanto por meio do BRICS e de outros fóruns.
Desde o estabelecimento de relações diplomáticas, os dois países assinaram vários acordos bilaterais em diversas áreas, desde cooperação econômica e comercial até defesa, cultura, saúde, administração pública e ciência e tecnologia.
O programa de Cooperação Técnica e Econômica da Índia (ITEC) tem sido um instrumento útil para promover a cooperação no desenvolvimento de recursos humanos, de acordo com fontes diplomáticas.
mem/lrd/bm