Na chegada ao Aeroporto Internacional de Djibuti-Ambouli, a delegação caribenha foi recebida pelo secretário-geral do Ministério da Educação Nacional e Treinamento Vocacional local, Mohamed Abdallah Mahyoub, e pelo embaixador de Havana no país, Marcelo Caballero.
O programa, que vai até 1º de julho, inclui visitas a estabelecimentos educacionais e locais de interesse no país africano.
A visita é fruto do amplo intercâmbio entre as pastas de educação de Cuba e Djibuti, bem como das relações bilaterais entre seus governos e povos.
Desde 2023, sete professores cubanos (seis mestres em ciências e um doutor em ciências) prestam serviços a alunos com necessidades especiais. Com esse grupo, teve início um programa de colaboração entre os dois países que tem como antecedente o Acordo-Quadro de Cooperação e Assistência Técnica na área de educação e formação de profissionais, assinado em Cuba em outubro de 2022 pelo Ministro da Educação do Djibuti, Moustapha Mohamed Mahamoud.
O acordo visa estabelecer relações de cooperação bilateral para o desenvolvimento de um programa de assistência técnica na implementação do sistema de educação especial em Djibuti.
Também inclui treinamento de professores para alunos com necessidades especiais no campo da neurociência, didática especial e psicologia do desenvolvimento infantil.
oda/nmr/bm