Esta é uma proposta artística em que o artista Nelson Villalobos homenageia Servando por ocasião de seu 102º aniversário.
Em declarações exclusivas à Prensa Latina, Villalobos revelou que a exposição é composta por oito obras do importante pintor Servando Cabrera (1923-1981) e oito de suas próprias peças, e que será possível ver o original com sua versão dessas criações.
Ele disse que o trabalho de Servando para essa ocasião é fragmentário, mas ao mesmo tempo universal, e aqui ele fez uma reinterpretação muito pessoal de seu trabalho pessoal para as peças, mas sempre respeitando a composição do mestre e evidenciando a relação entre os dois artistas.
Villalobos considera as composições de Servando como fragmentos de muitos corpos humanos, homens e mulheres que estão se expandindo.
Ele disse que a exposição recria, entre outras coisas, o tema erótico tão frequentemente tratado pelo autor de pinturas como Homenaje a la soledad e muitas outras.
O entrevistado também destacou que uma série de desenhos com versões, todos eróticos, mas feitos como uma espécie de pôster de filme (de que Servando tanto gostava), também estará em exibição, acompanhada de textos do próprio artista, bem como de Picasso e Antonia Eiriz.
Com relação às suas motivações para essa exposição, Villalobos enfatizou sua admiração por Servando como ser humano, seu grande legado artístico e como isso é salvaguardado no Museu e Biblioteca Servando Cabrera Moreno, local do evento em El Vedado, na capital.
mem/dla/bm