Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Venezuela pede medidas efetivas para enfrentar a crise ambiental

Caracas, 22 abr (Prensa Latina) O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, pediu que os governos e organizações multilaterais tomem medidas efetivas para enfrentar a crise ambiental, ao celebrar-se hoje o Dia Mundial da Terra.

Neste dia, refletimos sobre a urgência de cuidar de nosso planeta e promover a sustentabilidade ambiental, “especialmente em face do impacto devastador das campanhas militares dos Estados Unidos e de seus aliados, que se tornaram as principais fontes de poluição e destruição ambiental”.

Por meio de sua conta na rede social Telegram, o diplomata sênior disse que “é essencial que os governos e as organizações multilaterais tomem medidas eficazes para enfrentar a crise ambiental gerada por essas guerras e para promover a paz e a justiça em vez de continuar a perpetuar ciclos de destruição”.

O Dia Mundial da Terra começou em 22 de abril de 1970, quando milhões de americanos, em um dia nacional de reflexão convocado pelo senador Gaylord Nelson, saíram às ruas para se manifestar pela proteção do meio ambiente.

A data foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas em 2009 e é comemorada todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar do planeta Terra e de seus recursos naturais, hoje ameaçados pelo aquecimento global.

jha/jcd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa