“Estamos planejando realizar uma cúpula entre a Rússia e os países árabes este ano. Muitos de nossos amigos no mundo árabe apoiam essa ideia. Se Vossa Majestade tiver tempo, ficaríamos felizes em vê-lo também nessa cúpula da Liga Árabe e da Rússia”, disse ele, de acordo com o serviço de imprensa da presidência.
O chefe de Estado assegurou ao Sultão de Omã que o lado russo estava muito feliz em vê-lo nas conversações em Moscou. “Bem-vindo à Rússia”, concluiu.
O Sultão discutiu com Putin as principais áreas de desenvolvimento da cooperação bilateral entre Moscou e Mascate, incluindo as esferas comercial e econômica, financeira e de investimentos, cultural e humanitária. Questões internacionais atuais também estão na pauta. As partes não descartaram a possibilidade de abordar o programa nuclear do Irã.
Essa visita coincide com o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países (1985). Putin e Al Said já se encontraram uma vez, em março de 2023. Esse foi o primeiro contato bilateral no mais alto nível desde o estabelecimento das relações diplomáticas.
mem/gfa/bm