Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Consumidores alemães tendem a usar dinheiro vivo

Berlim, 22 abr (Prensa Latina) Uma pesquisa do Bundesbank alemão mostrou hoje que 69 por cento dos alemães estão inclinados a usar dinheiro vivo.

A pesquisa indicou na terça-feira que os alemães consideram importante poder usar dinheiro, em meio a uma onda de introdução de moedas e cartões eletrônicos.

Apenas cerca de 9% não atribuem nenhuma importância ao dinheiro. Para a sociedade como um todo, 72% consideram o numerário muito ou razoavelmente importante.

Apesar de algumas desvantagens, como trabalho não declarado, evasão fiscal ou roubos, o banco central alemão considera sua responsabilidade manter e promover o numerário como meio de pagamento.

Entretanto, ao contrário da opinião da maioria da população, um futuro de dinheiro não é algo que possa ser considerado garantido, como mostram os cenários do Bundesbank.

A autoridade pública alemã vê o perigo de uma tendência negativa no uso de dinheiro.

Assim, uma demanda menor poderia reduzir o número de caixas eletrônicos e pontos de pagamento caros, e os comerciantes podem estar inclinados a parar de aceitar dinheiro em espécie por motivos de custo.

Assim, até 2037, o uso do dinheiro poderia ser restringido e não mais cumprir suas funções sociais gerais.

A importância dos pagamentos em dinheiro já está diminuindo rapidamente na Alemanha. Enquanto em 2017 os consumidores ainda faziam cerca de três quartos de seus pagamentos diários em dinheiro, em 2023 apenas um pouco menos da metade o faria.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa