A CEPAL expressou suas condolências à Santa Sé, ao povo católico e a todos aqueles que encontraram em sua mensagem um guia ético e humanista para a construção de um mundo mais justo, de acordo com um comunicado publicado hoje no site da agência da ONU com sede no Chile.
O texto afirma que o magistério do Papa teve um profundo impacto na América Latina e no Caribe, a região onde ele nasceu e pela qual sempre manteve uma profunda preocupação pastoral e social.
“Os ensinamentos do Papa Francisco têm sido uma fonte constante de inspiração para aqueles de nós que trabalham para o desenvolvimento sustentável, a redução da desigualdade e a promoção de sociedades mais inclusivas”, disse o Secretário Executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs.
Suas encíclicas Laudato Si’Ö e Fratelli tutti são marcos na reflexão ética contemporânea e nelas Sua Santidade nos chamou para um novo pacto de responsabilidade compartilhada para o cuidado da casa comum e para a construção de uma fraternidade sem fronteiras, baseada na solidariedade, no diálogo e no respeito mútuo. A CEPAL se une ao luto da comunidade internacional para prestar homenagem à vida e à obra de um líder espiritual que soube levantar a voz dos mais vulneráveis e nos lembrar, com simplicidade e firmeza, que um mundo melhor é possível.
jha/car/bm