“Expresso minhas sinceras condolências à comunidade católica internacional neste momento de tristeza pela morte do Papa Francisco”, disse Rodríguez na rede social X.
De acordo com a própria plataforma, no país caribenho serão lembradas “com carinho suas visitas a Cuba e a proximidade que sempre transmitiu aos cubanos”.
Uma declaração do Vaticano disse que, na segunda-feira, “o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai” e destacou sua dedicação ao longo da vida “ao serviço do Senhor e de sua Igreja”.
Jorge Mario Bergoglio, Francisco, foi eleito chefe da Igreja Católica em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI.
Ele sofria de problemas respiratórios e ficou internado por mais de um mês antes de receber alta hospitalar em 23 de março.
Ele morreu aos 88 anos de idade, logo após sua aparição na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo de Páscoa.
De 19 a 22 de setembro de 2015, o Papa Francisco fez uma viagem apostólica a Cuba, durante a qual conversou com o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
Em 12 de fevereiro de 2016, ele também retornou ao solo cubano, em uma escala durante sua viagem ao México, e realizou uma reunião com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Sua Santidade Kirill, a primeira reunião dos líderes das duas igrejas após o cisma do cristianismo em 1054.
mem/raj/bm