De acordo com uma declaração do Ministro John Steenhuisen, as reuniões fazem parte de uma série de reuniões internacionais que antecedem a Cúpula do G20, programada sob a presidência pro tempore da África do Sul em novembro de 2025.
De acordo com o texto ministerial, as reuniões visam promover a colaboração global em segurança alimentar e desenvolvimento agrícola.
As sessões de trabalho se concentrarão nos temas “Abordagens baseadas em dados para abordar a segurança alimentar” e “Promoção de investimentos agrícolas inclusivos e acesso a mercados”.
De acordo com a agenda, a reunião se concentrará em quatro prioridades principais: Promover políticas e investimentos que fomentem a participação inclusiva no mercado para melhorar a segurança alimentar e nutricional; e Empoderamento de jovens e mulheres em sistemas agroalimentares.
Da mesma forma, Promoção da inovação e transferência de tecnologia na agricultura e no agroprocessamento; e Desenvolvimento de resiliência climática para produção agrícola sustentável.
Agora, continua o documento, com a aprovação dessas prioridades, o caminho está livre para a implementação de políticas agrícolas transformadoras, promovendo a cooperação global, aumentando o investimento em agricultura sustentável e garantindo um futuro mais resiliente com maior segurança alimentar para todos.
O texto lembra que o encontro acontece após a primeira reunião do Grupo de Trabalho do G20 sobre Agricultura, realizada nos dias 3 e 4 de março, onde a África do Sul destacou os desafios enfrentados pelos agricultores ao redor do mundo e pediu o fortalecimento da cooperação global com base nos princípios de ação coletiva, respeito mútuo e responsabilidade compartilhada.
jha/mv/bm