6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lidera cúpula de líderes do Mercosul no Brasil

Lula lidera cúpula de líderes do Mercosul no Brasil

Brasília, 7 dez (Prensa Latina) O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá hoje no Rio de Janeiro seus homólogos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia para a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Segundo o portal Poder360, o encontro ocorre “em meio aos retrocessos do acordo de livre comércio do bloco com a União Europeia (UE), praticamente impossível de ser concluído neste ano, como desejava Lula”.

O presidente brasileiro dará um abraço de boas-vindas no Museu do Amanhã, na região portuária do Rio, aos seus pares Alberto Fernández (Argentina), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai) e Santiago Peña (Paraguai).

O governante da Bolívia, Luis Arce, também estará no encontro, já que a aliança assinará o protocolo de adesão de La Paz ao Mercosul, após a aprovação (28 de novembro) pelo Congresso Nacional da entrada do novo membro.

Ao assumir o comando do Mercosul, no dia 2 de julho, Lula manifestou o desejo de anunciar o acordo com a UE no fórum do Rio. Nesta quinta-feira termina essa liderança e o Paraguai assumirá a titularidade rotativa por seis meses.

O Poder360 assegura que tal aspiração de fechar o acordo com os europeus foi considerada pelo Governo como o principal objetivo do ex-sindicalista na cena internacional.

Até recentemente, havia expectativas de que as negociações avançassem e que um anúncio final pudesse ser feito esta semana.

No entanto, informa o site, a posição contrária de 2 de dezembro do Presidente da França, Emmanuel Macron, praticamente enterrou qualquer possibilidade de conclusão em 2023.

“Sou contra o acordo Mercosul-União Europeia. É um acordo completamente contraditório com o que ele (Lula) está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo (…) Esse acordo, no fundo, não leva em conta a biodiversidade do clima”, disse Macron.

No dia seguinte, o Comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, cancelou uma viagem ao Brasil, onde estava prevista uma reunião (seria amanhã) para finalizar os termos do pacto entre os dois blocos.

A Argentina também está preocupada, depois de o seu presidente eleito, Javier Milei, ter classificado o Mercosul como um obstáculo económico.

No entanto, a sua futura ministra dos Negócios Estrangeiros, Diana Mondino, esclareceu em 26 de novembro que o país poderia cooperar na conclusão do compromisso com a UE.

Diante dos infortúnios, Lula ressaltou na última segunda-feira que não abrirá mão do entendimento comercial entre os dois blocos.

npg/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES