7 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba continua implementação bem-sucedida da transformação digital

Cuba-1

Cuba continua implementação bem-sucedida da transformação digital

Havana, 23 set (Prensa Latina) Cuba continua hoje apostando na transformação digital nos serviços oferecidos à população pelos Organismos da Administração Central do Estado (OACE), informaram executivos em um espaço televisivo nacional.

Numa aparição televisiva no programa Mesa Redonda, representantes da OACE explicaram nos últimos dias os passos dados pelas suas entidades para facilitar uma maior conectividade à Internet e o mais amplo acesso virtual dos cubanos a bens e serviços.

A Ministra das Comunicações, Mayra Arevich, informou recentemente que o país atinge cerca de 70 por cento de penetração da Internet, um valor que supera a média mundial e reflete o progresso desta política do Estado cubano.

O objectivo, comentou o responsável do sector, é garantir que a maioria dos cidadãos esteja conectada e, consequentemente, tenha acesso virtual a bens e serviços, eliminando longas filas (aqui chamadas de filas) em escritórios e estabelecimentos estatais e privados.

Arevich lembrou ao público que a transformação digital faz parte da política de informatização da sociedade cubana, aprovada em 2017, que conta com projetos que visam desenvolver e utilizar melhor as tecnologias de informação e comunicação.

O responsável daquela pasta garantiu que está a expandir-se a infra-estrutura de telecomunicações, que conta com mais de cinco mil bases de rádio no país, a cobertura de telefonia móvel cresceu e há 4G em 45 por cento dos conselhos populares (distritos eleitorais).

Anteriormente, diretores do Ministério da Cultura, do Instituto Cubano de Música e da ARTEX relataram no mesmo espaço televisivo os passos dados nesse ramo para a transformação digital e especialmente a expansão do comércio eletrônico e dos pagamentos digitais no sector da cultura.

Na ocasião, o vice-ministro da Cultura (Mincult), Fernando León, informou que esta organização tem duas estratégias de informatização: a articulação de serviços gratuitos à população e a promoção do comércio eletrônico.”

Explicou que estão fazendo experiências em algumas instituições como o teatro nacional da capital para que o público possa fazer reservas através dos gateways de pagamento habilitados no país: Transfermóvil e Enzona.

Salientou que a informatização do sector está centrada na divulgação da programação cultural e do trabalho dos artistas, para o que foi criado um estúdio multimédia no Mincult. “Devemos destacar a plataforma de streaming de Cuba, que já conecta nove províncias”, afirmou.

Da mesma forma, especialistas e gestores de setores decisivos nesta fase da informatização dos serviços como o Ministério da Justiça, o Ministério do Comércio, Turismo, Ensino Geral e Superior e o Banco Central de Cuba, falaram com a audiência televisiva nacional sobre os desafios e desafios políticos no país.

oda/lld/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES