19 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Xi Jinping nega que a superprodução da China preocupe a Europa

Xi Jinping nega que a superprodução da China preocupe a Europa

Paris, 6 mai (Prensa Latina) O presidente chinês, Xi Jinping, negou hoje em Paris o excesso de produção atribuído a seu país por subsídios estatais, cenário que a União Europeia (UE) utiliza para alegar uma ameaça de invasão de produtos baratos.

O suposto excesso de capacidade de Pequim e a incapacidade da UE de lidar com a enxurrada de bens e produtos do gigante asiático foi um dos tópicos da reunião trilateral desta manhã entre o líder chinês, o anfitrião Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

De acordo com o lado chinês, no primeiro dia da visita de Estado à França, Xi Jinping insistiu que o suposto excesso de capacidade industrial não existe, “nem do ponto de vista da vantagem comparativa nem à luz da demanda global”.

Ele disse a seus interlocutores no Palácio do Eliseu que o setor de energia renovável da China está possibilitando o aumento da oferta global e a redução das pressões inflacionárias.

Após a reunião, von der Leyen disse à imprensa que a UE está pronta para tomar decisões firmes para proteger sua economia.

Mais cedo, na reunião trilateral, a presidente da Comissão Europeia disse que o bloco de 27 membros e a China têm um comércio no valor de 1,3 bilhão de euros por dia, que ela disse estar ameaçado pelo excesso de capacidade da superpotência econômica, supostamente devido a subsídios.

Macron, por sua vez, pediu justiça e equilíbrio nas relações durante a reunião. Sob a alegação de excesso de capacidade e subsídios, a UE lançou uma cruzada de investigações em setores como veículos elétricos e aço, uma postura que Pequim chama de protecionista e à qual está respondendo com investigações semelhantes, por exemplo, sobre o conhaque francês.

Sobre a questão do conhaque francês, Macron saudou a disposição de Xi Jinping de não ir tão longe a ponto de aplicar essa medida.

ro/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES