19 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo equatoriano mantém uma dívida de milhões com os municípios

Governo equatoriano mantém uma dívida de milhões com os municípios

Quito, 6 mai (Prensa Latina) O presidente da Associação de Municípios Equatorianos (AME), Patricio Maldonado, denunciou hoje que o governo do país andino mantém uma dívida de 800 milhões de dólares com os territórios.

A situação econômica das autoridades locais não é das melhores, entendemos os esforços feitos pelo governo nacional, mas não foi possível cobrir o déficit orçamentário e isso dificulta o atendimento às necessidades do nosso povo, disse Maldonado à mídia local.

Em 10 de abril, a AME cancelou uma marcha pacífica para exigir os pagamentos, após um acordo com o executivo.

Em um comunicado, o sindicato disse que, após uma reunião com a equipe do presidente Daniel Noboa, eles resolveram fazer os pagamentos dos meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024 até o final deste mês.

Maldonado reconheceu que eles receberam US$ 45 milhões e o Ministério da Economia e Finanças transferiu mais US$ 30 milhões, mas a dívida acumulada continua, disse ele.

Recentemente, o presidente Noboa culpou o ex-presidente Guillermo Lasso pela falta de pagamentos que ainda persiste no setor público.

Lembro a vocês que recebemos um país com quatro meses de dívida nessa área, disse Noboa durante um evento realizado na cidade de Manta, na província de Manabí, em 3 de abril.

O Equador encerrou 2023 com um déficit fiscal de quase seis bilhões de dólares, o equivalente a cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo pagamentos pendentes a fornecedores estatais, governos locais, previdência social e salários.

ro/nta/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES