7 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro-ministro cubano em visita oficial à capital russa

Primeiro-ministro cubano em visita oficial à capital russa

Primeiro-ministro cubano em visita oficial à capital russa

Moscou, 17 Jun (Prensa Latina) A delegação cubana chefiada pelo primeiro-ministro Manuel Marrero culminou hoje uma frutífera visita oficial à Rússia, onde ratificou a vontade de fortalecer as relações de longo prazo entre ambas as nações.

A visita do chefe do executivo da nação caribenha ocorreu no contexto da ampliação e consolidação dos laços entre a Rússia e Cuba, especialmente nos setores econômico e comercial, e com o objetivo de ampliar e consolidar as relações bilaterais entre os dois países.

Na fase inicial da sua estadia na Federação Russa, Marrero participou na cidade de Sochi, em vários eventos da União Económica da Eurásia (UEE), onde proferiu palestras no Conselho Intergovernamental da Eurásia e no III Congresso da Eurásia.

Da mesma forma, o chefe da delegação cubana visitou a exposição “A Eurásia é a nossa casa”, onde foram apresentados quatro estandes de empresas cubanas. Neste contexto, presidiu à assinatura de três importantes documentos entre o grupo empresarial Biocubafarma e empresas russas e bielorrussas do sector.

Na cidade do Mar Negro, o primeiro-ministro cubano manteve um encontro com seu homólogo russo, Mikhail Mishustin, que declarou que estão sendo criadas as condições para ampliar a cooperação, somando-se o trabalho de empresas russas no país caribenho.

O chefe do governo propôs a criação de uma aliança multinacional no setor biofarmacêutico para alcançar a soberania no setor de produção de vacinas e medicamentos, dentro da UEE.

A segunda parte da visita foi realizada na capital russa, onde Marrero manteve encontros com o presidente russo, Vladimir Putin, com os diretores de ambas as câmaras do Parlamento russo, com o líder do Partido Comunista, com amigos de solidariedade e com o pessoal da missão oficial cubana em Moscou.

Ele também visitou locais de interesse histórico e homenageou os monumentos ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o túmulo do soldado desconhecido, nas paredes do Kremlin.

Como ponto culminante da visita oficial à Federação Russa, que durou de 6 a 17 de junho, Marrero e a delegação que ele chefia participaram das sessões do XXVI Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Na quinta-feira, na cerimônia de abertura do Fórum, foi realizado o workshop intitulado “Desenvolvimento soberano como base de um mundo justo”, onde interveio o chefe do governo cubano.

Marrero disse no seu discurso que o seu país encara o investimento estrangeiro como elemento chave para o plano de desenvolvimento económico social, turismo, agricultura, indústria e outras esferas. “Estamos abertos ao mundo, abertos aos negócios”, afirmou.

Em São Petersburgo, conhecida como a capital do norte da Rússia, o chefe da delegação cubana se reuniu com o governador da cidade, Alexandr Beglov, com quem discutiu a possibilidade de ampliar os laços de cooperação em diversos setores de grande importância para o desenvolvimento.

ro/gfa/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES