7 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líder britânico da COP26 alerta para catástrofe climática iminente

Líder britânico da COP26 alerta para catástrofe climática iminente

Londres, 8 ago (Prensa Latina) O ministro britânico e presidente da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ou COP26, Alok Sharma, alertou hoje que resta muito pouco tempo para evitar a catástrofe ambiental no planeta.

Não acho que nosso tempo acabou, mas estamos perigosamente próximos do momento em que não podemos mais fazer nada, enfatizou Sharma, falando ao The Observer, a edição de domingo do The Guardian.

Segundo o responsável, a quem o governo britânico foi incumbido de presidir a cúpula a realizar em novembro em Glasgow, na Escócia, as inundações, incêndios e ondas de calor que ocorrem quase que diariamente em diferentes partes do mundo são sinais claros de que é necessário agir o mais rapidamente possível.

Não podemos esperar dois, cinco ou dez anos, este é o momento, frisou.

O alerta de Sharma veio na véspera do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas lançar um novo relatório sobre o impacto do aquecimento global nos oceanos, do gelo do Ártico e das terras.

A esse respeito, Sharma disse que o documento será a advertência mais dura até agora de que o comportamento humano está acelerando de forma alarmante o aquecimento global.

É por isso que a COP26 tem que ser o momento de corrigir, acrescentou o responsável, referindo-se à cúpula marcada para a primeira quinzena de novembro, e onde estão previstos representantes de quase 200 países.

O evento é considerado uma das últimas oportunidades para os governos assumirem maiores compromissos para reduzir suas emissões de gases de carbono que causam o chamado efeito estufa.

Os mais ricos também devem aumentar suas contribuições financeiras para ajudar os países mais pobres e vulneráveis ​​a lidar com os efeitos das mudanças climáticas.

O Reino Unido, que já se comprometeu a reduzir suas emissões a zero até 2050, é criticado, por outro lado, por continuar concedendo licenças para a exploração de combustíveis fósseis, o que, segundo especialistas, vai contra o objetivo de limitar o aumento da temperatura global em 1,5 graus.

Questionado sobre isso, Sharma argumentou que os investidores nos setores de petróleo, gás e carvão terão que aderir ao compromisso de emissões zero de poluentes até 2050.

oda / nm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES