26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fatores humanos são culpados pelas mudanças climáticas em Sahel

Fatores humanos são culpados pelas mudanças climáticas em Sahel

Bamako, 18 abr (Prensa Latina) Estudos científicos de organizações internacionais afirmam hoje que a letal onda de calor que atingiu a região do Sahel, na África, no início de abril, esteve vinculada ao fator humano.

A organização internacional World Weather Attribution (WWA), em uma análise publicada nesta quinta-feira, assinala que de 1 a 5 de abril, Mali e Burkina Faso foram afetados por uma onda de calor excepcional, tanto em termos de duração como de intensidade.

Em ambos os países do Sahel, o termômetro atingiu mais de 45 graus Celsius e causou inúmeras mortes.

O estudo acrescenta que as análises mostram que ondas de calor da magnitude observada em março e abril de 2024 na região teriam sido impossíveis sem o atual aquecimento global de 1,2 grau Celsius em comparação com a era pré-industrial.

O relatório também afirma que um episódio como o que afetou o Sahel por cinco dias em abril ocorre apenas uma vez a cada 200 anos.

A WWA acrescenta que essas tendências continuarão com o futuro aquecimento global, e é provável que ocorram centenas ou até milhares de mortes relacionadas ao calor.

Nos últimos tempos, os países do Sahel sofreram mudanças climáticas abruptas, com secas severas e chuvas torrenciais que resultaram em inundações, deslocamento humano e perda de vidas, o que também aumentou os níveis de violência diante da privação e da fome.

mem/fvt/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES