Sexta-feira, Outubro 03, 2025
NOTÍCIA

China aprova milhões de subsídios para cuidados infantis

Beijing, 2 out (Prensa Latina) A China informou hoje que recebeu mais de 28 milhões de pedidos de subsídio para cuidados infantis, dos quais confirmou cerca de 15 milhões, de acordo com dados da Comissão Nacional de Saúde.

A entidade indicou que o processo de solicitação e verificação é apoiado por plataformas como Alipay, WeChat, portais provinciais de serviços públicos e guichês presenciais.

Destacou que também se utiliza a análise de macrodados para melhorar a eficiência nas revisões.

De acordo com as normas emitidas pela Comissão Nacional de Saúde e pelo Ministério das Finanças, os pedidos devem ser processados em um prazo de 30 dias úteis e os pagamentos são concentrados em lotes trimestrais.

As autoridades especificaram que cada território está trabalhando na alocação de fundos para garantir a entrega oportuna e completa dos subsídios.

O órgão alertou sobre fraudes detectadas em algumas províncias sob o pretexto da entrega do subsídio.

Lembrou que os canais oficiais para solicitar ou consultar o benefício são os miniprogramas de “subsídio para criação de filhos” no Alipay, WeChat e nas plataformas provinciais de serviços públicos, e que o procedimento é gratuito.

Exortou a não acessar aplicativos, links ou códigos QR não autorizados, nem fornecer senhas ou códigos de verificação por telefone, especialmente em chamadas do exterior.

O XIV Plano Quinquenal (2021-2025) prioriza o desenvolvimento de um sistema de saúde pública robusto e a promoção de uma política adaptada aos novos desafios demográficos do país.

A China implementa ações para mudar os indicadores de natalidade, que continuam em queda, enquanto estudos especializados garantem que, em 2035, os maiores de 60 anos ultrapassarão os 400 milhões, o que representará mais de 30% da população total.

mem/idm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa