Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Governador da Flórida anuncia outro centro de detenção de imigrantes

Washington, 14 de agosto (Prensa Latina) "Tenho certeza de que estará lotado", disse hoje o governador da Flórida, Ron DeSantis, ao anunciar a construção de um novo centro de detenção de imigrantes em uma penitenciária naquele estado do sul dos EUA.

A prisão de imigrantes será construída como um acampamento em formato de tenda dentro da Instituição Correcional Baker, que está vazia desde 2021.

“Estará em funcionamento em breve; não vai demorar uma eternidade, mas não temos pressa para fazê-lo hoje”, disse ele em entrevista coletiva na quinta-feira, acrescentando que o centro, localizado em uma área rural entre Tallahassee e Jacksonville, terá capacidade para 1.300 pessoas, expansível para 2.000, e se chamará Depósito de Deportação.

O governador mencionou a relativa facilidade da obra, considerando a prisão existente, que custará seis milhões de dólares.

“Esta parte da instalação não está sendo usada atualmente para presos estaduais. Ela simplesmente nos permite entrar e colocá-la em funcionamento de forma rápida e barata”, enfatizou DeSantis sobre a penitenciária estadual, que ele descreveu como um local “pronto para uso”.

A Flórida é um dos estados que abraçou firmemente a agenda imigratória do presidente Donald Trump, que, desde sua campanha eleitoral de 2024, prometeu, ao retornar à Casa Branca, realizar as maiores deportações em massa de imigrantes da história dos EUA.

Em 1º de julho, Trump compareceu à inauguração do controverso centro de detenção de imigrantes Alligator Alcatraz, concluído em tempo recorde nos Everglades da Flórida, em um ambiente natural habitado por jacarés e pítons.

Na ocasião, Trump reiterou suas alegações sobre a “invasão” de imigrantes que chegaram ilegalmente aos Estados Unidos durante o governo Joe Biden (2021-2025) e como ele reverteria essa situação.

jha/dfm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa