Quarta-feira, Julho 30, 2025
NOTÍCIA

Haiti continua buscando alternativas para combater o desemprego

Porto Príncipe, 18 jul (Prensa Latina) O ministro de Comércio e Indústria, James Monazard, informou que o Estado está promovendo hoje o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Juvenil e o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Feminino como outras formas de combater o desemprego.

O primeiro projeto teve um orçamento de 80 milhões de gourdes (606.606.60 dólares americanos) e o segundo tem um orçamento de 70 milhões (530.303 dólares americanos).

Monazard também mencionou outras iniciativas voltadas para a fabricação de calçados e costura, com um orçamento de US$ 30 milhões especificamente para a fabricação de calçados.

Nessa mesma linha, o Ministério de Assuntos Sociais e Trabalho do Haiti pretende melhorar as oportunidades de emprego em meio à atual instabilidade política do país e à insegurança relacionada às gangues.

Georges Wilbert, chefe da referida pasta, explicou que há uma minuta de decreto que visa à criação de um Escritório Nacional de Seguro Desemprego, que está atualmente sob consulta para validação.

Outro documento em estudo busca tornar os estágios profissionais acessíveis aos graduados nas empresas.

Além disso, uma comissão está sendo criada para apoiar o estabelecimento de uma rede nacional de centros de recepção e casas de reeducação, disse Wilbert.

O ministro haitiano – citado pelo jornal Haiti Libre – reafirmou o compromisso do governo de fortalecer as instituições democráticas e trabalhar para desenvolver cadeias de valor agrícola.

Da mesma forma, fortalecer o setor têxtil e de vestuário, criar oportunidades de emprego, especialmente para jovens e mulheres, bem como desenvolver pequenas e médias empresas, entre outras iniciativas.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa