Sexta-feira, Julho 04, 2025
NOTÍCIA

Grupo islâmico sem precedentes saqueia vilarejos na Nigéria

Abuja, 4 de julho (Prensa Latina) As autoridades nigerianas atribuíram hoje a morte de 15 civis em uma área do noroeste do país ao recém-surgido grupo islâmico Lakurawa.

Os agressores chegaram em motocicletas e atiraram aleatoriamente contra moradores que trabalhavam em suas terras e outros que se reuniam em mesquitas nas aldeias de Kwalajiya, Talba e Fasnaki. Eles saquearam celeiros e empresas e incendiaram casas, de acordo com fontes oficiais.

Aproximadamente 500 famílias foram deslocadas à força pelo ataque e salvaram suas vidas refugiando-se em uma escola em Tangaza, onde foram entrevistadas por autoridades da Agência Nigeriana de Gestão de Emergências.

O ataque marca o início da atividade na Nigéria de outro grupo insurgente de tendência islâmica, desta vez no noroeste do país, em contraste com o Boko Haram, cuja sede fica no estado de Borno, no nordeste do país.

Além dos ataques desses grupos, há também os de gangues de homens armados, descritos pelas autoridades como bandidos, que realizam sequestros em troca de resgate e saqueiam cidades civis a partir de santuários no norte do país.

mem/msl/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa