1 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Justiça Eleitoral do Brasil oficializa vitória nas urnas de Lula

Justiça Eleitoral do Brasil oficializa vitória nas urnas de Lula

Brasília, 12 dez (Prensa Latina) A Justiça Eleitoral oficializa hoje a vitória nas urnas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, candidato indicado no segundo turno em outubro 30 para a maioria dos brasileiros.

Ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) se formará (certificará vitória no referendo) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em evento lotado.

O portal UOL indicou que 280 convidados confirmaram presença no evento, incluindo os ex-presidentes Dilma Rousseff e José Sarney.

Prevista para pouco mais de uma hora, a cerimônia também deve contar com a presença de ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal, parlamentares, governadores e futuros membros do Executivo de Lula.

O chefe de Estado eleito será o primeiro a discursar e, em seguida, o timoneiro do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o fará, conforme determinações do tribunal.

Durante a solenidade, que marca o encerramento do processo eletivo, Lula e Alckmin serão entregues com os respectivos diplomas assinados por De Moraes.

Tal documento habilita ambos a assumirem os cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional.

A cerimônia de entrega da faixa presidencial está marcada para 1º de janeiro.

O atual governo não confirmou a participação do derrotado líder ultradireita Jair Bolsonaro na posse do novo presidente, marcada para as 14h locais, do primeiro dia de 2023. Para a posse, a Esplanada dos ministérios terão o mesmo esquema de segurança adotado no feriado de 7 de setembro e no segundo turno das eleições.

No primeiro turno do referendo de 2 de outubro, o ex-candidato do PT ao poder venceu com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro, que cobiçava a reeleição pelo Partido Liberal, teve 43,20%.

Como nenhum dos políticos obteve a maioria absoluta dos votos naquele pleito, ou seja, mais da metade dos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), conforme estabelece a legislação a ser eleita, eles disputaram o segundo turno.

De forma muito fechada, o ex-torneiro voltou a triunfar no segundo turno com 50,90% contra 49,10 do ex-militar.

jcm/ocs /ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES