Quinta-feira, Novembro 27, 2025
NOTÍCIA

Cuba enfrenta Argentina no início da janela das eliminatórias da FIBA

Havana, 27 nov (Prensa Latina) Com a ausência de figuras importantes, a seleção masculina de basquete de Cuba enfrentará hoje a Argentina, no início da primeira janela de eliminatórias para a Copa do Mundo da FIBA 2027.

No retorno do basquete ao Coliseu da Cidade Esportiva desta capital, o quinteto nacional tentará mostrar ao vice-campeão da América seu potencial como parte do grupo D, que também conta com Uruguai e Panamá.

Diante das baixas de jogadores como Jasiel Rivero, Yoanki Mencía e Howard Saint Ross, o técnico Osmel Planas conseguiu reunir um elenco com vários expoentes da Europa e da América, com o retorno ao quinteto do capitalino Karel Guzmán, membro do clube romeno U-BT Cluj Napoca.

Na lista de 12 jogadores, o pivô Pedro Bambino (Fibwi Mallorca Palma Bàsquet), o armador Reinaldo García (Saga Ballooners do Japão), Marcos Chacón (Gimnasia y Esgrima da Argentina) e Tito Casero (Club Baloncesto Moron da Espanha) somam o maior número de minutos nas últimas convocações caribenhas.

Por sua vez, jovens como Ariel Ferrán, Brayan Canteros (Sportivo Suardi da Argentina) e Abram Isaac farão sua estreia na janela; enquanto Aldo Castel, Marlon Díaz e Ibrahin Hechavarría repetem no time.

A Argentina chegou à Havana com um elenco sólido, com jogadores da qualidade de Juan Fernández, José Vildoza e Gonzalo Corbalán, protagonistas na vice-campeonatura da Copa América 2025, aos quais se somam Gabriel Deck e Facundo Campazzo, ambos com desempenho destacado no Real Madrid da Espanha.

A seleção sul-americana é a principal favorita da chave, em seu objetivo de retornar à elite mundial após ficar de fora da edição anterior de 2023, com sede compartilhada nas Filipinas, Japão e Indonésia.

Um total de 16 seleções divididas em quatro grupos animarão esta primeira fase das eliminatórias da América, que terminará em julho de 2026, de onde surgirão 12 equipes para a segunda fase, com outras três janelas previstas entre agosto e novembro desse ano e março de 2027, para definir as sete vagas disponíveis da região para a Copa do Mundo do Catar.

ga/yma/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa