Domingo, Outubro 26, 2025
NOTÍCIA

Índia e Asean, unidas pela humanidade e por seus objetivos comuns

Nova Délhi, 26 out (Prensa Latina) A Índia manifestou hoje seu compromisso de trabalhar unida à Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) em prol do benefício da humanidade e alinhada aos objetivos comuns.

“Confio que a Visão da Comunidade da Asean para 2045 e o objetivo de uma Índia desenvolvida para 2047 criarão um futuro mais brilhante para toda a humanidade”, afirmou o primeiro-ministro Narendra Modi em seu discurso de abertura da 22ª Cúpula entre ambas as partes, na qual participa de forma virtual.

O chefe de governo indiano destacou que juntos, Índia e Asean representam quase um quarto da população mundial e, além da geografia, compartilham laços históricos profundos e valores comuns.

“Somos companheiros de jornada do Sul Global. Não somos apenas parceiros comerciais, mas também culturais”, enfatizou.

Modi ressaltou que a Asean é um pilar fundamental da política externa indiana na Ásia, que seu país apoia plenamente os princípios da organização e sua visão sobre o Indo-Pacífico.

“Mesmo neste período de incerteza, a Parceria Estratégica Integral Índia-Asean avançou de forma constante. Nossa estreita aliança se consolida como uma base sólida para a estabilidade e o crescimento globais”, considerou.

O dignitário indiano destacou que o tema da Cúpula, “Inclusividade e Sustentabilidade”, se reflete nos esforços conjuntos — seja na inclusão digital, na garantia da segurança alimentar ou na construção de cadeias de suprimentos resilientes diante dos desafios globais atuais.

A esse respeito, assegurou que a Índia apoia plenamente essas metas e reafirma sua decisão de avançar juntas nessa direção.

Ele também mencionou o rápido crescimento da cooperação bilateral em assistência em casos de desastres, segurança marítima e economia azul.

“Em vista disso, declaramos **2026 como o ‘Ano da Cooperação Marítima Asean-Índia’”, afirmou.

O primeiro-ministro indiano detalhou que ambas as partes também promovem a colaboração mútua em educação, turismo, ciência e tecnologia, saúde, energia verde e cibersegurança. “Continuaremos trabalhando juntos para preservar nosso patrimônio cultural compartilhado e fortalecer os laços entre os povos”, acrescentou.

O chanceler Subrahmanyan Jaishankar representa a Índia na sede da Cúpula da Asean na Malásia, da qual Modi participa de forma virtual.

rgh/lrd/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa