20 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China condena sanções unilaterais dos EUA contra as suas empresas

China condena sanções unilaterais dos EUA contra as suas empresas

Beijing, 10 de mai (Prensa Latina) A China condenou hoje o abuso por parte dos Estados Unidos de ferramentas de controle de exportações, como a Lista de Entidades, para restringir e pressionar as empresas do gigante asiático.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, enfatizou o direito legítimo da China e da Rússia de cooperar econômica e comercialmente de maneira normal, na qual não deve haver interferência ou restrição.

Além disso, o porta-voz destacou a constante repressão dos Estados Unidos às empresas chinesas sob o pretexto de “riscos para a segurança nacional”, sem apresentar provas.

Neste sentido, instou Washington a parar com a generalização deste conceito e a parar de politizar, instrumentalizar e militarizar os problemas económicos, comerciais e tecnológicos.

“A China continuará a tomar as medidas necessárias para defender firmemente os direitos e interesses legítimos das suas empresas”, acrescentou.

Em outro momento de sua coletiva de imprensa, Lin Jian questionou um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que tornaria mais fácil para o governo de Joe Biden impor restrições à exportação de modelos de inteligência artificial (IA) e, assim, impedir que a tecnologia alcançando “atores estrangeiros do mal”.

O porta-voz enfatizou que politizar e seguir uma agenda ideológica sobre questões económicas, comerciais e tecnológicas, bem como promover a desconexão e a interrupção das cadeias de abastecimento, só prejudicaria o comércio e o investimento normais entre os dois países.

Da mesma forma, opinou que isso afetaria a estabilidade das cadeias de abastecimento globais, “o que não beneficia nenhuma das partes envolvidas, incluindo os Estados Unidos”.

O porta-voz apelou a Washington para que cumpra os seus compromissos de não procurar a desconexão com a China ou impedir o seu desenvolvimento.

Lin defendeu o fim das práticas protecionistas, o levantamento das restrições à tecnologia chinesa e o fim da perturbação da ordem económica e comercial internacional.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocou recentemente 37 entidades do gigante asiático na sua lista restrita comercial.

mem/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES