2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro julgamento criminal de Donald Trump começa em Nova York

Primeiro julgamento criminal de Donald Trump começa em Nova York

Washington, 15 abr (Prensa Latina) Independentemente do resultado, o julgamento criminal que começará hoje em Nova York contra Donald Trump já é histórico: pela primeira vez nos Estados Unidos um ex-presidente vai a julgamento por acusações criminais.

Com Trump o molde foi quebrado. O ex-presidente (2017-2021) enfrenta 34 acusações por falsificação de registos comerciais para encobrir o pagamento em 2016 – quando procurava a presidência – à atriz de filmes adultos Stormy Daniels.

Até agora, três dos quatro julgamentos criminais de Trump (os de Washington, Florida e Geórgia) continuam com o botão do travão acionado, mas num tribunal de Manhattan, para desgosto do eventual candidato republicano, o processo começará esta segunda-feira com a seleção do júri.

O advogado Michael Cohen, ex-aliado e disfarce de Trump, é a principal testemunha. Foi ele quem pagou a Daniels para manter a boca fechada e depois Trump o reembolsou.

Como alega o procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, na sua acusação de 34 acusações, o antigo governante falsificou registos sobre esses pagamentos para “ocultar atividade criminosa”.

Há, sem dúvida, uma expectativa geral. A mídia televisiva anunciou uma cobertura especial. A publicidade, de qualquer forma, será garantida.

Antes de 15 de Abril, Trump fez o indescritível – através da sua equipe jurídica – para atrasar o julgamento. O ideal para ele, como se pode presumir, é que os atrasos ultrapassem o dia 5 de novembro, data das eleições gerais.

Na semana passada, três tentativas dos seus advogados para adiar o início deste julgamento falharam e o próprio antigo ocupante da Sala Oval teve de o admitir.

“Na segunda-feira serei forçado a sentar-me, amordaçado, diante de um juiz altamente conflituoso e corrupto, cujo ódio por mim não tem limites”, escreveu Trump no Truth Social na quarta-feira.

A sua defesa tentará confiar na credibilidade: não se pode confiar em Cohen se ele se confessou culpado de mentir ao Congresso e o Departamento de Justiça se recusou a oferecer-lhe um acordo de cooperação porque os procuradores presumiram que ele lhes tinha mentido, recorda a imprensa local.

Mas para o repórter vencedor do Prêmio Pulitzer, David Cay Johnston, que cobre Trump desde a década de 1980, o antigo presidente pode realmente ser condenado.

Autor de “The Big Scam: How Donald Trump Fleeing America and Enrichingself and His Family” e seu artigo mais recente para The New Republic, “Hoje é o dia em que 50 anos de golpes finalmente terminarão”, Johnston disse ao Democracy Now que o O caso é extraordinariamente forte porque seu consertador Cohen foi para a prisão pelos mesmos eventos.

A bagunça jurídica é quase indescritível. A responsabilidade civil por difamação e má conduta sexual, anos de fraude com seu império imobiliário, somadas às tentativas de reverter o resultado das eleições de 2020 e à retenção de documentos sigilosos após deixar o cargo fazem uma compilação para um livro didático.

Com grande parte de todas essas complicações em andamento e um total de 88 acusações entre estaduais e federais, Johnston foi categórico: “Donald Trump cometeu graves atos criminosos ao longo de toda a sua vida e, finalmente, está sendo responsabilizado”.

lam/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES