27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caso Trump, uma audiência importante na Geórgia

Caso Trump, uma audiência importante na Geórgia

Washington, 28 mar (Prensa Latina) O caso de subversão eleitoral pelo qual o ex-presidente estadunidense Donald Trump foi acusado na Geórgia, enfrentou hoje uma audiência chave na qual seus advogados tentaram salvar sua pele.

Os representantes legais do ex-presidente buscaram anular as acusações no caso investigado pelo promotor do distrito de Fulton, Fani Willis, que é um dos múltiplos problemas que enfrenta Trump, o virtual candidato do Partido Republicano para as eleições de 5 de novembro.

A defesa argumentou que as acusações contra seu cliente deveriam ser retiradas com base na Primeira Emenda, pois seu discurso político como ex-presidente é protegido.

Trump, que não compareceu ao tribunal, foi indiciado com 18 associados (ou ex-associados) no ano passado por conspirar no estilo de uma organização criminosa para reverter sua derrota eleitoral em 2020.

O promotor do condado de Fulton, Donald Wakeford, rejeitou o argumento de que essas falsas alegações estavam protegidas pela Primeira Emenda e disse que suas mentiras promoveram uma conspiração criminosa.

“Ele nunca foi processado por mentir (Trump)”, enfatizou Wakeford. “Ele foi processado por mentir para o governo”, enfatizou, de acordo com uma reportagem da CNN.

Mas os advogados insistem que seu discurso falso é protegido pela Primeira Emenda, acrescentou.

“Não é isso que diz a acusação”, explicou Wakeford. “Não se trata apenas do fato de ele ter mentido repetidamente, como o advogado do réu aponta ao listar todas as instâncias na acusação.”

Em vez disso, a acusação alega que “cada um deles foi empregado como parte de uma atividade criminosa com intenção criminosa”.

“No final, não importa o quanto ouvimos sobre as nobres proteções oferecidas pela Primeira Emenda, tudo isso é um esforço para fazer com que Vossa Excelência desvie o olhar do fato básico de que esse discurso, essa expressão, toda essa atividade, é empregada como parte de um padrão de conduta criminosa”, concluiu Wakeford.

A data do julgamento ainda não foi definida, mas o ideal para Trump é que ocorra após a eleição presidencial, algo que o estado da Geórgia não deseja.

Esse é um dos quatro casos criminais enfrentados pelo ex-ocupante da Casa Branca, que está fazendo malabarismos entre a campanha e os tribunais em seu caminho de volta à Pennsylvania Avenue.

ro/dfm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES